Encontro dos 25 Anos.

A VI Turma de Agronomia de Dourados completa 30 anos de formatura.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Agricultura em Dourados 25 anos depois.


E a agricultura em Dourados 25 anos depois, como estará? Ela é cada vez mais diversificada. Aumentou a produção de aves e suínos, merecendo destaque a piscicultura, que recebeu do Território da Cidadania, um programa do governo federal, um entreposto regional aquicula que certamente irá estimular a produção e o consumo de peixe. A área plantada continua praticamente a mesma, ainda bem, pois o crescimento agora é da produtividade. 
Houve expansão da área plantada nos municípios vizinhos e para outros mais distantes, como São Gabriel do Oeste e Chapadão do Sul. 

O trigo praticamente foi substituido pelas safrinhas de milho e soja e a novidade agora é a cana-de-açúcar, que está fazendo de Dourados um pólo regional desta cultura. A UEPAE de Dourados agora é Centro de Pesquisa Agropecuária do Oeste, atuando em MS, MT e parte de SP e PR. A tão esperada fruticultura ainda não se tornou realidade, mas o plantio direto já é uma prática corrente. A agricultura familiar finalmente ganhou o reconhecimento tão esperado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário