Encontro dos 25 Anos.

A VI Turma de Agronomia de Dourados completa 30 anos de formatura.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Plantio da Achachairú

Brasília amanheceu chuvosa. Caia sobre a capital do País uma fina chuva, como se estivesse abençoando o ato que faríamos em homenagem ao colega da Faculdade de Agronomia de Dourados Eduardo Rojo Flores, que partiu muito jovem, com apenas 25 anos, mas que ainda está muito presente entre nós, seus amigos brasileiros. Eduardo era boliviano de Santa Cruz de la Sierra e ele tinha muito orgulho de seu País e sempre nos falava sobre as belezas da sua terra. Outra matéria sobre o Eduardo pode ser acessada aqui.

Uma dessas maravilhas era uma pequena fruta, até então pouca desconhecida no Brasil nos anos 80, a Achachairú, que atualmente já é cultivada em vários Estados brasileiros.

O Eduardo trouxe algumas frutas para presentear o colega Milton, que mora em Campo Grande. Milton plantou essa muda e após vários anos, uma pequena muda foi trazida para Brasília para plantarmos na Embaixada da Bolívia: uma rica homenagem ao amigo querido por todos. Para acessar outras informações sobre essa muda clic aqui. 


Para fazermos essa homenagem contamos com a colaboração de vários colegas, especialmente do Milton que cedeu a muda originada da semente que ele retirou da fruta presenteada pelo colega Eduardo, permitindo que essa programação tivesse sucesso.


Contamos também com o apoio do Embaixador da Bolívia no Brasil, Pablo Ezedin Alarcón Prado, e de vários funcionários da Embaixada que nos apoiaram, especialmente o jardineiro Valdino Corani Esteban.

Esteve presente nosso ex-professor Egon Krakhecke, por quem o Eduardo tinha grande admiração, tornando esse ato ainda mais valoroso.

No próximo dia 12 de fevereiro Eduardo completaria 52, ou melhor, posso dizer que completa, no presente, porque é assim que ele está para nós: presente !

As palavras de Ana Carola, irmã do Eduardo, traduzem nosso sentimento: "esta árbol florecerá, igual que florece el alma de Eduardo em otras dimensiones".

Parabéns Eduardo !!!


Nossos agradecimentos ao Embaixador da Bolívia e todas sua equipe tornaram possível fazer essa homenagem em solo boliviano.
A nova e bonita Embaixada da Bolívia

2 comentários: